Toki Takatsuki

Eu apenas “gosto”do título,não tem nada a ver com o que será dito aqui.
É,eu estou falando sozinho do mesmo jeito,mas deixa estar.

Eu estava pensando em ir novamente á favela da Rocinha,onde morei uma boa parte da minha infância(considerando que eu fugia de casa e parava nos abrigos,então…).Já faz muito tempo que eu não vou lá.E eu me lembro das minhas primas mais distantes,totais egoístas que eram bem mais capitalistas do que eu era na época em que trabalhava numa ONG na Pça. XV,todas gordas,peitudas,tinham a voz da cantora Simonne(nada contra,até acho que a Simonne deveria ser uma ótima esposa,devido ao seu “currículo”de canções românticas recheadas com sua voz suave e “tesante”)e moravam num apartamento não-pintado de 3 andares.E eu tinha um tesão pela prima que menos gostava de mim,a Neide,e sempre a via dormindo e imaginava obcenidades.Faz quase 3 anos que eu não entro na Rocinha devida á mudança de facções criminosas.Eu não gosto de bandidagem,faço coro naquela famosa frase “bandido bom é bandido morto”.Das muitas vezes que eu estava na rua,eu dormia no 3ºandar da casa dos meus primos,totalmente sem NADA.E eu tratava o local também como se fosse nada.Até hoje me lembro dum barulho de rato em que parecia um gemido de uma criança.Coisa bizarra,mesmo.
Naquela época,a Rocinha era do Comando Vermelho,maior facção criminosa do Rio.E eu achava que eles eram mais ou menos “amistosos”se comparado com o rival,Terceiro Comando,que eu realmente odiava.Hoje a favela é dominada pelo ADA(Amigos Dos Amigos).Mas eu não falava com bandidos,acabei de dizer que eu odeio a bandidagem.Infelizmente,quando traficantes entram na favela com a intenção de tomá-la,os moradores,em sua enorme maioria,não fazem nada pra afastá-los.Ficam acuados.E eu vou considerar que essa covardia seja “normal”por motivos beeem óbvios.
A minha prima Almerinda(uma idosa)me delatava pra minha mãe,mas eu tomava a grana dela(não literalmente),falando que precisava disso e aquilo.Era o começo do meu capitalismo.Ele era maquiado na minha necessidade de grana.Ás vezes,eu me acho bem estúpido,mas nunca desci mais profundamente.Não bebo,não fumo,não uso drogas.Aliás,nunca usei.Na minha situação,tenho tudo pra usar,mas eu sei que sou coerente.

E numa parte chamada “Cidade Nova”(não aquela perto do Centro do Rio),eu ia de vez em quando na minha “avó”Esmeralda.Ela me disse que vivenciou os fatos da 2ªGuerra Mundial e tudo mais.Getúlio Vargas,essas coisas.Ela deve ter vivido bem melhor do que eu.A casa que ela morava ficava num beco que ia se alargando.Era uma casa grande de madeira pintada de branco.A última vez que fui lá acho que foi em 99.Eu nem poderia ir lá por causa do filho dela,o Zé,que morava no 1ºandar da casa.Ele,sempre com aquela cara escrota de poucos amigos,dizia á mãe dele que já estava na hora de eu ir embora.Ele sabe que eu nunca fiz nada de mal pra ela ou ele,mas ele deve ter agido assim por causa da minha mãe,que bebia e usava drogas.Sempre foi assim,desde quando eu era pequeno.Eu desejava que aquele pulha morresse,mas vaso ruim não quebra.Vai ver,está vivo até hoje.

E eu me lembro do meu avô materno,que morava há 20 metros da minha antiga casa,no morro da Roupa Suja,ainda na Rocinha.Eu entrava lá e era a rádio sempre ligada na AM e aquele odor onipresente de fumo de rolo.O filho dele,meu tio distantíssimo,era beeeem novinho,acho que a diferença de idade entre mim e ele é de mais ou menos uns 12 anos.Bonito,Cabelos longos e o escambau.A casa do meu avô era igual a minha na época:Cheia de teias de aranha,o teto aparecia só os telhados vermelhos e a parede era de madeira.Eu tinha medo de entrar na casa do meu avô.Atualmente o coitado não deve nem estar mais vivo.

E eu não vou mais na Rocinha por causa disso,a favela não é mais do Comando Vermelho.Era mais “calmo”naquela época,reconheço.Mas não há muito o que fazer lá senão relembrar o passado.

De criança pra cá eu não progredi em nada,mesmo.

Um comentário sobre “Toki Takatsuki

Deixe um comentário

