Hum.

Passei o Natal na casa da minha tia, em Guadalupe.Faz um tempo que eu não passei por lá (a última vez foi no Reveillón do ano passado).Aliás, só estou comparecendo lá nestes dias de festa.
Soube que a facção criminosa Comando Vermelho (CV) tinha sido expulsa pela mílícia chamada “mineira”, um tipo de organização feita por ex-policiais, policiais e bombeiros que “comandam” a comunidade.É uma das coisas que mais cresce nas favelas do Rio.Eles cobram uma taxa de “proteção” que varia de 10 a 15 reais, por domicílio.Alguns pagam por tv à cabo (ou melhor, “gatoNet”), e gás, dos milicianos.Quem não paga por proteção é ameaçado, torturado e até morto.Não sei porque, mas eu era meio que simpatizante dos traficantes (não, eu não falava com eles, ou algo parecido), embora eu apenas estava acostumado com a presença deles na favela.E eu odiava o que eles impuseram às comunidades, claro.Tem morador que dá Graças a Deus por eles terem saído e pela milícia estarem no lugar deles, mas isso é apenas MAIS UM PROBLEMA que terá que ser resolvido.Simples.Nem a pau que a “polícia mineira” seria algo paliativo.

Eu fiquei uns 40 minutos pensando nisso e permanecendo puto.Fiquei mais puto ainda quando a amiga da minha tia disse que é conivente com isso, que tem medo de enfrentá-los e etc.Claro que tem que ter medo.Mas o povo é maior que estes caras.Nada mais opressivo aos milicianos se o povo, em peso, os expulsassem.O povo tem o poder de fazer isso, e não faz, porque é conivente, burro e medroso.Ponto.

Hoje, eu entrei em contato com a Secretaria de Cultura da prefeitura do Rio e tentei falar com a diretora, que pode…

Ah, tomar no cu…

…e Feliz Ano Novo.

Deixe um comentário

