Campeonato Carioca 2010

Fred, Adriano, Dodô e “Loco” Abreu, as estreletas do Cariocaço 2010!

Semana passada foi o início do chamado “o campeonato mais charmoso do mundo” pela mídia. Antes, era o mais charmoso do Brasil, agora é do mundo. Sei lá, existem alguns campeonatos de chutebola regionais que são tão bons ou melhores que os nossos (é só dar uma olhada nos europeus) e isso pouco importa, também. O Rio de Janeiro e região está sofrendo com um calor de deixar o diabo corado (43, 44 graus com sensação térmica de cinquentona), mas não a ponto de deixar de lado o começo do torneio, que já começou com vitórias óbvias dos times grandes sobre os pequenos (estes, quase que eternamente delegados a catar migalhas maiores de sucesso e reconhecimento no chutebola fluminense). Há alguns anos atrás um destes pequenos, o Volta Redonda Futebol Clube (sediado na cidade homônima e chamado carinhosamente de “Voltaço”, participou da primeira divisão dos Brasileirões de 1976, 1977 e 1978,) saiu dos trilhos da coitadice em 2005 conquistando a Taça Guanabara (o primeiro turno do campeonato carioca, o segundo é a Taça Rio). E parou por aí. Antigamente, um atual pequeno figurava entre os maiores, o América Football Club, que participou do Brasileirão série A (onde participou 16 vezes) e que levantou a taça 7 vezes no Carioca. Já foi rebaixado, voltou, foi rebaixado, voltou…e é um time de enorme tradição, todo carioca considera o América seu “segundo time”, blablabla…agora, retornou aos holofotes sendo capitaneado por 2 ex-jogadores da Seleção: Romário e Bebeto.

O Clube de Regatas Vasco da Gama (que retornou à série A do Brasileiraço) voltou com umas contratações que só são superadas pelo Flamengo, que passou uns meses daquele vai-não-vai em relação ao Vagner Nome, ex-Parmera. O mesmo Vagner Nome moveu processo de racismo contra 2 torcedores que lhe quebraram a cara ao mesmo tempo em que diziam: “E aí, negão, vai fazer gol ou não?”. Naquela altura do campeonato – com um desempenho irrisório e estúpido no Verdaço, o mesmo Verdaço que amargou um péssimo desfecho neste último Brasileirão (culpa do Carlos Eugênio Simon, juiz filho da puta que apontou falta inexistente), que culminou com a expulsão do jogador Obina e a vaga na Libertadores escorrendo pelas mãos. Tá, os agressores exageraram, mas o cara não joga nada mesmo. Quanto ao Vasquinho, gostaria que permanecesse na Série B e se afundasse ainda mais. Eles merecem. Sua torcida merece, seus dirigentes merecem, jogadores idem. Não vencem um Carioca desde 2003 e se depender DO BEM continuarão chupando. “O sofrimento não pode parar”. Ah, o Dodô, ex-Botafogo e irmão perdido da Mulher-Melancia, está no time agora.

O Fluminense Football Club (que travará um classiquíssimo Fla-Flu no dia 31) tem em Fred seu maior destaque. Mereceu a saída sofrida do rebaixamento no Brasileirão passado e entrou no Cariocão já arrebentando o Americano (de Campos dos Goytacazes, norte do estado do Rio) de 3×0.

O Botafogo de Futebol e Regatas quase sempre foi o mais tranquilo dos 4 grandes cariocas. Longe dos tempos de ouro em que o Túlio Maravilha era o melhor no que fazia (por conta dele, o time conquistou o Brasileiro de 1995), atualmente o Botafogo contratou o uruguaio Sebástian El loco Abreu por 2 anos. Problema é que quase ninguém conhece o cara e é possível ele não surpreender alguém com gols. Enquanto isso, o atacante Jobson, o melhor do time em 2009 (chupa, Maicosuel!) levou uma senhora trolha de 2 anos de molho por ser pego no exame anti-dopping, revelando seu uso de substâncias químicas.

E o que dizer do Clube de Regatas do Flamengo? O Rei do Rio, o Hexacampeão brasileiro (título este que merecíamos há muito tempo), a maior torcida do Brasil e o que provavelmente vencerá este Cariocaço? Bão, o centroavante Adrianaço (artilheiro do Brasileiraço 2009) ainda “sofre” com sua queimadura no pé, a mesma queimadura forjada, surgida nas últimas rodadas do campeonato. Ninguém engole essa. Petkovic, o sérvio de ouro, ainda não deu tchauzinho ao time e Obinão, chutado do Parmera, retornou ao time. Fora isso, o Vagner Nome foi a contratação mais chamativa deste começo de ano. Todos sabemos que muitas estreletas no time podem complicar a situação, briguinhas, egos, etc. Todos lembramos da trinca Romário/Sávio/Edmundo nos anos 90, mas parece que o time amadureceu, temos liderança nova (e feminina, Patrícia Amorim, vereadora e primeira presidente dum time de futebol brasileiro) e só irá afundar se quiser. O time formado para o ano de 2010 está completo aqui.

Agora, vamos às “Figuraças”:


New América?

Até pouquíssimo tempo, ninguém dava nada pelo América, um dos mais tradicionais times cariocas. Semi-abandonado, atolado na lama, desprezado, mas que sempre figurava entre o imaginário nostálgico dos idosos e quarentões. Até que recentemente o time e a torcida americana foi brindada com a adição de 2 personalidades do chutebola, conhecidos internacionalmente: Bebeto (treinador) e Romário, que como lhe é habitual, suspendeu a aposentadoria, mas por uma causa mais sentimental do que simplesmente pagar as contas: de acordo com o baixinho, seu pai Edevair (falecido em 2008) queria que o filho jogasse no América, pois era um sonho seu. Uma pena que precisou o velho morrer para Romário (atolado em dívidas e que há meses atrás fora preso por não pagar a pensão alimentícia que teve com uma maria-chuteira). Recentemente também, adentrou ao mundo da política filiando-se ao PSB – Partido Socialista Brasileiro – e mal entrando, já cometeu uma gafe que só o Mulla ousaria soltar pela boca (ou pelo cu): “Sinto-me honrado em fazer parte desse partido porque eles demonstraram que são pessoas sérias. Mostraram-me que eles se pautam em ajudar as pessoas. Isso é uma obrigação. A partir de agora sou um afiliado do PSDB, ou melhor PSB”.

Tásqueopareo…pelo menos ele botou o América na série A do carioca novamente.


Vaso ruim não quebra…nunca.

Quando eu digo que o Vasquinho merece se foder, é porque eles fazem por onde. Impressionante o quão são dedicados ao masoquismo. Um dos cartolas mais polêmicos do chutebola brasileiro de todos os tempos ainda resiste firme e forte, mesmo colecionando inimigos, declarações estapafúrdias, movimentos escusos e otras cositas más. Obviamente, é do sujeitinho aí da foto, Burrico Miranda, que estamos falando. É um “figuraça” do mal e mereceu entrar na pecha porque ontem este filho de uma puta voltou ao Vasco da Gama com um cargo no Conselho de Beneméritos do clube. Roberto Dinamite, atual presidente do time, manteve-se mais ou menos em cima do muro em suas declarações. Todos sabem que Dinamite (ex-craque do clube) figura entre a lista extensa de desafetos do Burrico, que sempre circula com seu barrigão, terninho e charuto. É uma pena que estejam dispostos a dar mais trela para este sujeito cansado e que não vale um tostão furado. Ninguém em sã consciência gosta dele. Talvez, só o Romário goste.

Metendo a nareba, digo…a boca onde não devia.

O atacante Jobson fora o ídolo do Botafogo em 2009, superando seu antecessor Maicosuel, que fracassou amargamente na final do Cariocaço do ano passado. O tal “Magosuel” foi gradativamente deixado de lado e no Brasileiraço Jobson enterrou o Palmeiras, sagrando-se ídolo da galera…até ser pego no exame anti-doping por uso de cocaína. Depois, disse que utilizara crack, um derivado da cocaína, com vício e potências mais destruidoras. O mesmo crack que está acabando com uma parcela dos jovens cariocas. No fim das contas, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva achou por bem deixá-lo de molho por 2 anos. Por pouco, não foi banido do esporte. Agora, advinhe o que vai acontecer nestes 2 anos para ele? Vai se deprimir (ele já chorou como um bebê no julgamento) e vai…USAR MAIS DROGA! Sua sorte é o fato de ser jovem, portanto, ainda há tempo para reestabelecer a carreira, muita água boa pode rolar nesse rio, meu filho.

O desfecho desse Cariocaço poderá ser previsível, mas não será isento de emoções. Se estas citadas acima ocorreram antes e logo após a primeira semana de abertura do torneio, imagine como será até o final…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s