[WOMB] Sidney e Cristiano

Já estou terminando o livro. Ontem fui dar uma verificada em quanto eu tinha escrito, dei uma deitada no Word e constatei que haviam exatas 523 páginas de textos. Antes, já tinha dado uma revisada nas histórias vividas pelo Sidney Silvestre, agora estou me dedicando ao Cristiano M, o japonês fracassado (que, sabe-se lá porque é chamado de “nissei” pelo autor, se nasceu em Tóquio), adiantando a história dele até chegar ao patamar da de Sidney. E eu me dediquei há um bom tempo escrevendo sobre a vida do indiano, de seu trabalho (serviço social e clínica), de seu enorme patrimônio pessoal, da filha e de suas mulheres.
Tentei dar ao personagem uma personalidade saidinha, brincalhona, mas ao mesmo tempo esperta, foi o que acabou não rolando tão bem como esperava: saiu-se um burro em muitos aspectos, sendo “salvo” pela filha Bonnie Francisca por diversas vezes, além dos amores mal resolvidos, do duelo à sabre e espada na praia de Santa Luzia (sinceramente passei por lá hoje), suas peculiaridades, a “condição especial” que o leva a dormir em caixões, reservando a cama para suas amantes, sorvendo um líquido vermelho, mas agindo como qualquer humano normal, pois ele é um sujeito normal. Mas, seu problema é que a doença não afeta sua vida, muito menos a vida de sua filha. É só tomar um golinho aqui e ali para se ver livre dos males por 1 mês inteiro. Ah, e dormir em caixões também ajuda muito! Mas, e Cristiano?
O sujeito é o coitado-mor. Sua única vantagem é ter corpo de 25 anos, mesmo tendo 40 nas costas. Resolve se revoltar contra o “sistema”, criando um novo estilo, um jeito de ser, obviamente para sofrer menos. Tenta mudar a vida também ao se embrenhar em um romance arriscado com Laura (inspirada na atriz britânica Lauren Socha, de “Misfits”), rebelde briguenta e com ficha na polícia. Acha que falha mais por causa de sua doença que do próprio andamento natural de sua vida. E procura o melhor amigo para, além de achar alguma pista sobre a cura, desferir quão o odeia por anos de descaso.
Minha sensação é que a história não foi tão bem explorada como eu pensava que seria, porque me dediquei muito ao Sidney, e o Sidney é um personagem mais facilmente explorado (e por isto, mais chato de escrever) que Cristiano, que é problemático, e problemáticos quase sempre são bem escritos. Provavelmente terminarei tudo no começo de outubro, mas meu destino aqui no Brasil está dependendo da Dilma Rousseff, a candidata a presidente.
Este romance demorará um pouco mais para ser publicado se ela vencer as eleições.
Deixe um comentário

