500 anos de bagunça e carnaval

Certo que o Carnaval já passou e tudo mais, mesmo assim não deixa de ser válida a opinião de que toda esta galera das escolas de samba e parceiros deveriam, em respeito às centenas de mortes das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro (envolvendo os meus queridos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo), fazer uma espécie de luto, simplesmente adiando suas atividades carnavalescas para o ano que vem. Ao invés disso, tudo resumiu-se ao óbvio: “É preciso separar as coisas, meu filho, podemos sim chorar pelos mortos da enchente, mas isso é totalmente diferente do carnaval, temos sim direito a festejar, pois a gente trabalha o ano inteiro”.

Trabalham o ano inteiro? Aqui no Brasil? Isto soa de maneira tão falsa e superficial que seria a mesma coisa dum estudante – especialmente o das grandes cidades, como São Paulo e Rio – dizer que tem direito às suas férias porque “estuda pra caramba”. O pessoal morre por conta de apenas 5 horas de estudo, diferente do Japão, onde os estudante passam o dia inteiro na escola, e ainda têm de ajudar com a faxina da mesma. “São culturas e países diferentes”, mas é claro. Mesmo assim uma coisa destas não é isenta de comparações. Outra comparação, o contrário do vitimismo brasileiro os japoneses, após este terremoto e tsunami de proporções devastadoras para o lado noroeste do país, já estão empenhados em reconstruir tudo, seguir com a vida. Imagina se estivéssemos, nós brasileiros, no lugar deles?

É por isso que você, que tem uma mentalidade diferente do “gado” não pode lutar para permanecer aqui, e sim para sair fora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s