Fim do Megaupload


Não fui o único a ficar surpreso com o fim do Megaupload pelo FBI e a prisão do fundador deste. Eu nem poderia perguntar se realmente rolou essa porque eu não estou totalmente a par da situação, na verdade, não ligo… muito. Certo, existem trocentos serviços semelhantes, mas não se pode negar a importância do Megaupload, era um dos principais em seu serviço, e logo ao ler esta notícia pintou um desconforto no estômago. Anti-pirataria, essas coisas. O Estado, corporações e afins demonstraram mais uma vez sua insatisfação acerca da “libertação” da sociedade propriamente dita, eu realmente me ponho no lugar do artista lesado pelos downloads e tudo mais, mas pense que nem sempre conseguimos tudo o que queremos, em matéria de disponibilidade de CDs, gibis e etc. Especialmente aqui no Brasil, onde as coisas demoram a chegar, e em boa parte das vezes, elas chegam com atraso (estou estressado e minhas orelhas estão rubras, ardendo em brasa). Isso se aplica a qualquer produto feito por um autor, seja de cinema, série, música e o escambau. Certas coisas também nunca serão publicadas por aqui, se não o foram anteriormente…

Cinema, por exemplo. Tem muitos filmes que, se esperássemos as distribuidoras agilizar teríamos de pegar uma cadeira, ou melhor, uma poltrona reclinável bem confortável para aguardar, porque nada melhor do que esperar sentado, não é mesmo? Distribuidoras de cinema daqui são uma merda, além deles adaptarem muito mal e de forma pretensiosa os títulos dos filmes (qual filme lá fora seria lançado como “Se ela dança, eu danço” ou a paródia deste mesmo filme original sendo chamado por aqui como “Ela dança com o meu ganso”, ou algo assim?), a maioria das salas de cinema, quase todas situadas no interior de shoppings, investem mais em blockbusters que em filmes “alternativos” ou isentos do “braço hollywoodiano”, por exemplo. Não só na capital, mas nos poucos cinemas do interior e subúrbio.
Quanto aos CDs, a mesma dificuldade. Quanto aos scans de mangá, anime e comics, o pessoal baixa porque há a demora, há a extrema seleção e falta de interesse para com outros títulos. Geralmente as editoras que publicam mangá no Brasil (JBC, Panini, Conrad, que quase sempre cancela os títulos embasados em motivos estúpidos, como Dr. Slump) só querem os blockbusters como One Piece, Bleach, Saint Seiya, Dragon Ball, Naruto… para ter algum título obscuro é um tanto raro.
Por estas e outras coisas que o pessoal pirateia e sempre há consumidores para isso mesmo. Não adianta, não tem como inibir isto ou amordaçar o gosto e prática do povo se nos moldes “oficiais” é sempre uma burocracia e demora ímpares, porque dependemos dos “oficiais” para ter o produto nas mãos, e como disse, se depender destes filhos da puta nós NUNCA teremos o produto que queremos nas mãos.
Portanto, esse combate à anti-pirataria promovido pela SOPA e PIPA é um cerceamento à liberdade. É uma luta perdida, uma espécie de censura que até remete aos tempos de totalitarismo e afins. Este gesto é um retrocesso, e a partir disso podemos ver como será o mundo (em relação à pirataria) daqui há uns anos.
O que dizem por aí (além de umas confirmações):
“MegaUpload – Fechado.
FileServe – Fechando. Não vende premium.
FileJungle – Excluindo arquivos. Bloqueado nos EUA.
UploadStation – Bloqueado nos EUA.
FileSonic – as notícias estão arbitrarias (sob investigação do FBI).
VideoBB – Fechado! deve sumir em breve.
Uploaded – Banido dos EUA e o FBI vai atras dos donos que sumiram.
FilePost – Deletando todo material (so vão deixar executaveis, pdfs, txts)
VideoZer – Fechando e bloqueado nos paises afiliados aos USA.
4shared – Excluindo arquivos com copyright e aguarda na fila do FBI.
MediaFire – Convocado a depor nos proximos 90 dias e tera de abrir as portas pro FBI
Torrente org – poderá sumir com tudo em até 30 dias “ele esta sob investigação criminal”
Rede Share mIRC – aguarda a decisão do caso Torrente para continuar ou encerrar tudo.
KoshiKO – operando 100% japão não ira aderir ao SOPA/PIPA
Shienko Box – operando 100% china/korea não irão aderir ao SOPA/PIPA
ShareX BR – grupo UOL / BOL / iG dizem que não irão aderir ao SOPA/PIPA

Japão, China e Korea deram uma NÃO ao FBI e afirmam que mesmo que as leis sejam aprovadas nos USA não terão valor algum dentro da soberania de seus paises.”
Essa batalha não vai acabar tão cedo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s