[The New 52] Lanterna Verde gay

Mais uma “estratégia de sucesso” de uma das duas maiores editoras de quadrinhos dos Estados Unidos. Eu só lia rumores, então esperava a confirmação para fazer este post.

Após o casamento personagem Estrela Polar (da Marvel Comics), notoriamente gay (preciso dizer que ele se casou com um homem?) a DC Comics resolveu “inovar” neste The New 52, pondo como gay um dos personagens principais do título Earth 2, o universo paralelo da Terra comum, onde situam-se a maior parte dos personagens da editora. Cometeram a sandice de escolher Alan Scott, o primeiro Lanterna Verde, como o o tal personagem gay.
Não tem mistério, Alan Scott foi um dos personagens criados na Era de Ouro da DC – época que no fim dos anos 30/começo dos 40 fez surgir Superman, Batman, Mulher Maravilha – e por um tempo integrante do primeiro grupo de super-heróis, a Sociedade da Justiça. Logo após a criação de Hal Jordan – o Lanterna Verde mais famoso hoje, que ao contrário do Scott era mais enfatizado em aventuras espaciais – o personagem continuou sendo utilizado, se relacionou com uma vilã e teve filhos. Agora a DC resolveu soterrar todo este histórico pondo um cara que será vítima constante de piadas sobre anel:
Tremendamente desnecessário, mas é compreensível os interesses financeiros estejam em primeiro lugar, né? É assim na Marvel também. Ninguém nesta merda está para chocar por chocar, tem de haver um retorno financeiro tremendo em mudanças absurdas como esta. O “problema” é que a curiosidade do consumidor acaba e a fonte seca. Mas as mudanças absurdas continuam lá para o que der e vier. Pelo menos até o próximo reboot, quando, se tivermos sorte, ignorem totalmente esta “orientação sexual” do personagem que passou décadas e décadas estabelecido como heterossexual.
O caso do Estrela Polar foi diferente, porque o personagem já tinha sua condição revelada há tempos, em que nada do que resumia o personagem fora destroçado. “Ah, mas é na Terra 2 e neste reboot dos Novos 52, justamente por ser reboot, o que ocorreu anteriormente não vale mais”, você poderia dizer. De qualquer forma, mexe no sujeito como um todo. Não dá para separar. Ainda mais porque o personagem não era utilizado com tanta frequência, mas era sim, relativamente conhecido.
Alan Scott teve sua primeira aparição na revista All-American Comics, em julho de 1940. Criado por Martin Nodell e Bill Finger, o alter ego do Lanterna sofrera um acidente ferroviário causado por sabotagem, ceifando a vida de todos os passageiros. Só ele sobreviveu, graças a uma antiga lanterna ferroviária de guarda-freios de cor verde, que ele encontrou antes da tragédia. Não demorou muito para que a lanterna emitisse uma luz verde e uma entidade visse falar com Scott, incumbindo-o com o papel de super-herói, e dando-lhe um anel verde onde podia materializar qualquer forma que quisesse (“construtos”). O anel precisava ser recarregado a cada 24 horas na bateria da lanterna, além do mais, seus poderes contra madeira e objetos feitos de madeira. A diferença deste Lanterna para os lanternas integrantes da Tropa dos Lanternas Verdes é que as fraquezas destes últimos provém da cor amarela, além da questão especial e toda essa pataquada.
Não há nada contra criar personagens gays, mas a DC aplicou de forma extremamente burra e (até mesmo) mau-caráter, mexendo num personagem já bem encaminhado por décadas e décadas. Compreendo também que esta Terra 2 será tocada por parte dos personagens da Era de Ouro (como Jay Garrick, o primeiro Flash) e desde o primeiro número sabia que as mudanças seriam significativas… mas não tão imbecis e desnecessárias como essa.
Agora dizem que este novo Alan Scott não será o único gay na Terra 2: http://robot6.comicbookresources.com/2012/06/alan-scott-wont-be-the-only-gay-character-in-earth-2/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s