Cai Mano Menezes

Citando a tardia, mas acertada, decisão da CBF de demitir o técnico Mano Menezes, que permaneceu no comando da Seleção Brasileira desde agosto de 2010, e junto ao Neymar foi simbolo da renovação quase total da equipe (depois da Copa de 2010, Era Dunga). Reservado e paciente, Mano foi um dos mais criticados técnicos da Seleção Brasileira nestes últimos 20 anos, seleção esta que em boa parte dos jogos levava vantagem em seleções menores (e nem sempre, dada a dificuldade que times pequenos, como Honduras, incutiam em Mano e cia.), porem tinha resultados magros e derrotas contra seleções de porte médio ou de maior expressão.

Mano dirigiu a seleção em 40 partidas, 27 vitorias, 6 empates e sete derrotas. Foram 84 gols pro e 30 gols contra, com 72% de aproveitamento, levando em conta a seleção olímpica. Sem ela o aproveitamento foi de 69,69%. Levando em consideração os embates com times mais bem posicionados no ranking da FIFA, sob seu jugo a seleção brasileira teve desempenho mais baixo. Na Copa América, unica competição oficial com seleção principal, o Brasil jogou 4 vezes, com três empates e apenas uma vitoria.

Teve participação em dois grandes fiascos, na derrota para o Paraguai (Copa America) ainda nas Quartas de Final e na derrota contra o México, na final das Olimpíadas de 2012, em Londres. Nos últimos meses chamou Kaká, remanescente da Copa de 2010. Após a vitória apertada sobre a Argentina – na final do Superclássico das Américas, Mano caiu.

A CBF (que não está mais sobre o poderio de Ricardo Teixeira, mas isso não quer dizer absolutamente nada) comunicará a entrada do novo técnico em janeiro de 2013. Nomes foram jogados ao léu, como Muricy Ramalho (técnico do Santos), Tite (técnico do Corinthians, campeão brasileiro de 2011 e Libertadores 2012) e Luiz Felipe Scolari (campeão pela Seleção Brasileira em 2002). Muitos esperam que seja Felipão o novo técnico.

Não obstante essa mudança o atacante Neymar, é claro, será forçado goela abaixo da população até a Copa de 2014. Infelizmente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s