Olimpíadas: Desculpas aos Atletas

hell-de-janeiro

Toda vez que o brasileiro, ou melhor, o carioca “moderno” me lembra ser narcisista e por conseqüência, masoquista por natureza, um pedaço do meu espírito dói; posso estar longe daquela cidade mas as notícias fazem atualizar a dor por si só, ano a ano, agora renovada com a esperada sucessão de problemas com as Olimpíadas.

A merda começou lá atrás, quando milhares de pessoas festejaram com a escolha, tirando Madrid – uma metrópole mais bem estruturada – do páreo. Naquele outubro de 2009 as deficiências cariocas de sempre (desemprego, péssima saúde e educação) eram palpáveis o bastante para ir contra este uso abusivo do dinheiro público e da esperança alheia, reforçada a trancos e barrancos, almejando “mudança”, um bom “legado” que o evento poderia trazer.

ROCOG_in_London

OS CORRUPTOS OPORTUNISTAS DE BOSTA

Naquele 2009, o prefeito Eduardo Paes iniciara seu primeiro mandato dando gás à expectativa da “parceria com os governos estadual e federal” (respectivamente as eras Sérgio Cabral Filho e Lula), e deu entrada ao Programa de Preparação para Copa da Fifa e Jogos Olímpicos de Verão , com propostas até utópicas, como melhorias no transporte público. Chegaram a uniformizar a pintura dos coletivos, deixando-os todos brancos, mudança esta que está entalada na minha garganta até hoje. Por mais que Paes exacerbasse seu otimismo aos eventos, podia-se prever a continuidade dos fracassos diários: sucessivamente, a violência e a corrupção no Rio só fez crescer, e o desemprego me forçou a ir pro outro lado da megalópole; por mais que São Paulo seja outra cidade de merda, e que hoje é duramente ferida pela Crise, existem POSSIBILIDADES que há muito tempo inexistem no Rio. A mídia também faz questão de renovar a capa superficial daquela cidade jogando os manjados “sol, praia e mulher bonita” como se o Rio só fosse isso; agora, (in)felizmente, o mundo está sabendo que não é bem assim.

É uma realidade assustadora e indesejável.

Portanto, quero deixar aqui minhas mais profundas desculpas por tudo o que está havendo e que talvez há de acontecer aos atletas, estrangeiros ou não, nesta selva maldita. Nós temos um povo, frouxo, emocional, que não reage, e por isto mesmo é constantemente apunhalado tanto pela mídia, quanto pelo governo e os órgãos patrocinadores (de bancos, como Itaú e Bradesco, à Coca Cola). A Copa não deixou bom legado algum (boa imagem do povo no exterior? Mas já havia) e as Olimpíadas também não deixarão, já dando uma “canja” com estas obras inacabadas, a poluição presente na Baía de Guanabara (um problema que certamente não seria resolvido, tivesse o evento sendo realizado daqui há 30 anos), o medo do Zika vírus e da possibilidade de um ataque terrorista. As declarações esquizofrênicas de Paes até clarificam o “foda-se” dado tanto ao rumo da cidade quanto à própria administração, tendo este ano como seu último na Prefeitura.

hopesolohopesolo1

HOPE SOLO SE PREPARANDO

A viagem da Tocha Olímpica Brasil afora simboliza o escarnecimento dos órgãos ao povo, a gargalhada sobre os milhares de assassinatos por ano, à péssima educação jogada em sala de aula e o desemprego que provoca voltas em filas nos quarteirões das capitais. Também não pode-se esperar revolta aberta por parte dos atletas brasileiros: muitos devem pensar como os insatisfeitos, mas compreensivelmente não perderiam a oportunidade de atuar numa Olimpíada em seu próprio país.

Por fim, reitero, minhas mais profundas desculpas a todos os atletas pelo que está acontecendo e pelo o que talvez vá acontecer.

i-m-sorry-i-m-so-sorry

 

Anúncios

2 comentários sobre “Olimpíadas: Desculpas aos Atletas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s