Legado Olímpico Rio 2016: Lixo

000_dx0bl-1632771.jpg

Pois bem, felizmente as Olimpíadas terminaram e estamos de volta com os pés na realidade. A delegação brasileira, como se esperava, teve um desempenho pífio, a enormidade dos gastos baterão na nossa cara, houve a raivinha de uns e alegria de outros por alguns de nossos atletas baterem continência à execução do Hino Nacional, houve quem intitulasse esta edição dos Jogos como “a mais gay” de todos os tempos… A trajetória finalizou com o Ouro conquistado pela seleção brasileira de futebol, numa fúria hemorróidica despejada em cima da seleção alemã durante toda a campanha, revisitando nossa mania de sempre em termos de Brasil: a indignação seletiva. Também houve a lógica seletiva, com o pessoal convenientemente “esquecendo-se” de que os alemães 2016 não compunham a seleção principal; vieram, em sua maioria, das categorias de base. Ainda assim, a torcida brasileira estremeceu os estádios com vaias e adoções incondicionais a quaisquer adversários dos chucrutes, ultrapassando o simples suporte ao tecnicamente mais fraco, é claro. Embora entregassem resultados pífios na metade da competição (empates contra África do Sul e… IRAQUE!) e vencessem esta Alemanha De Base nos pênaltis, nossos heróis ainda deram de brinde uma gentileza especial , promovida seu maior craque, exibindo uma faixa na testa escrito “100% JESUS”. Do jeitinho que bem merecemos.

19jun2013---imagem-mostra-mulher-dentro-de-lixo-sendo-ignorada-por-torcedores-a-caminho-do-jogo-brasil-x-mexico-no-estadio-castelao-em-fortaleza-ce-esse-e-o-legado-da-copa-das-1372712164796_615x300

PATRIOTISMO DE VERDADE? SÓ COM A SELEÇÃO EM CAMPO

Houve, claro, as superações brasileiras em ação, como Izaquias Queiroz (canoagem), Diego Hypólito (ginástica artística), Rafaela Silva (judô)… Em alguns dos casos, previsivelmente emendam a vitória ao histórico de vida da pessoa: infância pobre, moradia em favela e etc. Houve até gente que, não obstante nascer e viver nesta metrópole inflada com todo o tipo de gente, desconhece tanto as pessoas que ainda assim se acha certo incorrendo a estereótipos, ou vai me dizer que quem cospe coisas como “se ela não virasse esportista, morando na Cidade de Deus, com certeza cairia na marginalidade” merece ser levado a sério?

A vida difícil não necessariamente impulsiona um atleta a conquistar medalhas, visto que nem sempre logram êxito. Mas a mídia e abençoados, como este rapaz, fazem o possível pra associar pobreza + medalha = piedade. Eis a combinação maravilhosa, feita com a melhor das intenções…

Pessoalmente, eu esperava a vitória de Natalia Vorobieva (Rússia) em sua categoria na luta olímpica, esporte no qual ganhou ouro em Londres 2012; porém, faltando 1m30 para vencer Dosho Sara (Japão), Natalia cedeu. Isso e a vitória do Brasil sobre os JUNIORES alemães foram a água no meu chope, nessas Olimpíadas. Perder uma medalha dada na minha terra, na minha cidade, foi demais pra mim.

591639546

Я не перестану любить тебя.

Estes 17 dias vão ficar na história carioca da mesma forma que hoje ficam os típicos problemas deste ex-Distrito Federal: péssima saúde pública, com gente morrendo nos corredores dos hospitais, péssima (e corrupta) segurança pública, péssimos transportes públicos – com uma das passagens mais caras do país -, péssima administração (péssimos prefeitos e governadores), péssima mentalidade deste povo sofrido há séculos, que não perde tempo em atualizar sua fragilidade emocional vendendo-se por migalhas, por diversões efêmeras, como estes Jogos. Enquanto deixam os problemas se eternizarem.

Este é o legado de bosta que somos obrigados a carregar até acordarem. Sejamos sinceros. “AH, SOMOS O PRIMEIRO PAÍS DA AMÉRICA DO SUL A SEDIAR UMA OLIMPÍADA”. Foda-se.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s